28/06/2018
Nova turma de Bombeiros Voluntários em Concórdia inicia as aulas

Com o objetivo de formar Bombeiros Voluntários que venham auxiliar a população no dia a dia da comunidade regional, a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Concórdia, iniciou a formação de mais uma turma voluntária. A aula inaugural, com a presença dos 43 alunos, aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no auditório da corporação. O encontro foi aberto pelo coordenador do curso, o bombeiro voluntário, Gilberto Chaves, que falou e, ao mesmo tempo, instigou os novos alunos, sobre qual o objetivo de cada um na corporação e o que eles entendem sobre “ser um Bombeiro”.

Na sequência, o presidente, Nadir Mattiello, deu as boas vindas aos alunos e citou que a entidade quer formar cidadãos que com os ensinamentos possam auxiliar a comunidade. Mattiello pediu empenho de cada um, pois a associação está colocando uma estrutura toda para formar os alunos e “não mediremos esforços para que todos tenham a melhor qualificação possível. Esta é uma turma diferente de todas as outras, que terá mais tempo de aprendizagem, antes de iniciar os estágios e, consequentemente, auxiliar nos atendimentos”, destacou. Foram apresentados ainda os instrutores e facilitadores que estarão com a turma até o final do curso.

Os 43 alunos iniciaram com as aulas de Processo de Trabalho do Bombeiro Voluntário, que tem na sua ementa o intuito de explicar sobre o Estatuto da entidade e as normas da corporação. Na sequência, em julho, iniciarão as aulas de Suporte Básico de Vida nas situações de Urgência e Emergência, com a coordenação dos professores do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, prosseguindo até dezembro. Concluída esta etapa, os alunos que conquistarem a qualificação, farão estágio a partir de janeiro, onde também inicia as outras matérias do curso, que inclui, resgate veicular, combate a incêndio, salvamento aquático, em altura e atividade física.

O objetivo da corporação, que conta com 65 Bombeiros Voluntários, é formar os alunos no dia 6 de novembro de 2019, data que a entidade completa 40 anos, ultrapassando, assim, os 100 Voluntários vinculados.

Fotos:

Instrutores e facilitadores com os alunos do curso

Instrutores, facilitadores e diretoria que foi apresentada aos alunos da nova escola