02/07/2018
02 de Julho - Dia do Bombeiro

A história do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiu em 1856, quando Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, assinou um decreto de Serviço de Extinção de incêndio.

A escolha da data de dois de julho para ser o dia do bombeiro foi oficializada por um decreto, no ano de 1954.

Existe um número de telefone nacional do corpo de bombeiros, que é o 193, tendo como principal função, servir bem à comunidade.

Os trabalhos prestados variam muito, podendo ser da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais. As principais causas onde se pedem socorro a essa corporação são: asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida, acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento em matas e florestas, dentre outros casos.

Ser bombeiro é uma profissão muito bonita, pois estes profissionais são verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas em prol da vida dos outros.

A corporação do corpo de bombeiros também faz um trabalho de prevenção, evitando acidentes e afogamentos, dando palestras informativas em escolas públicas e/ou particulares, a fim de que jovens e crianças sejam mais responsáveis com suas atitudes do cotidiano. As orientações giram em torno de cuidados em piscinas, praias ou represas; cuidados com brincadeiras, como subir em árvores altas, fazer rapel, praticar esportes que coloquem a integridade física em perigo; evitar brincar com fogo, álcool, querosene, etc.; não mexer em produtos de limpeza, não fazer ingestão de medicamentos sem que um adulto responsável saiba; etc.

A eficiência da atuação desses profissionais é tão grande que, por várias vezes, os jornais televisivos mostraram salvamentos feitos através do telefone. Com muita tática profissional, eles mantêm a pessoa que está do outro lado da linha tranquila, dando-lhes condições de agir e fazer os primeiros socorros, se necessário.

Outra forma de atuação do corpo de bombeiros é quanto à fiscalização de obras e empresas, a fim de evitar acidentes e verificar a adequação dos extintores de incêndio necessários nestes locais.

Enquanto população e cidadãos, devemos auxiliar a ordem nacional através de atitudes que não prejudiquem o trabalho do corpo de bombeiros. Não devemos passar trotes, pois isso impede que atendam fatos ocorridos de verdade; não brincar com os extintores de incêndio de locais públicos; não estacionar carros nas proximidades dos hidrantes das ruas; evitar mexer com produtos que não conhecemos e possam nos fazer mal, atravessar as ruas nas faixas de pedestres; não brincar com fogo; não soltar fogos de artifício; não ficar pendurado em janelas, varandas ou sacadas; enfim, não se aproximar de coisas que podem trazer perigo.

Parabéns Bombeiros! Nossa Missão: Salvar Vidas e Patrimônios.